TV

Vídeo: O futebol islandês ensina-nos a celebrar o golo

Um WC humano, um parto, a dança, a granada e a pescaria são algumas das encenações protagonizadas pelos atletas do Stjarnan FC, para celebrar o golo. E de onde são estes atletas? Da Islândia, um país que adora o futebol, mas ninguém tinha dado por isso. Veja o vídeo.

O futebol islandês apaixona-nos. No Euro’2016, a Islândia deixou saudade e surpreendeu. Mas não deveria surpreender, porque já nos dera provas de que o futebol, naquele país, é uma paixão. E até a celebração do golo é trabalho de equipa.

Fundado em 1960, o Stjarnan FC é um clube de futebol islandês, que joga na primeira divisão. E por que razão faz sentido falar desta equipa? Porque é mais uma prova de que vale a pena olhar o futebol islandês com mais atenção.

A seleção que brilhou no Euro’2016 (e que inspirou o mundo, com as suas celebrações de união entre equipa e adeptos) não joga futebol. Celebra o futebol, transformando-o numa festa.

E é na Islândia que se encontra o clube mais original, na celebração dos golos. Tão importante como marcá-los é festejá-los, pelo que os jogadores do Stjarnan FC fazem verdadeiras obras-primas, quando as redes abanam.

Um WC humano, um parto, a dança, o Rambo, a granada e a pescaria são algumas das encenações protagonizadas pelos atletas daquele clube, que fazem do golo o ponto de partida para momentos de diversão pura.

Veja o vídeo, que recupera atualidade porque os islandeses continuam a dar-nos lições de futebol.

Em destaque

Subir