Foi removido por mergulhadores russos mais um pedaço do meteorito que caiu no lago de Chelyabinsk, em fevereiro. O objeto espacial pesa 570 quilogramas e é o 12.º fragmento recuperado. Veja as imagens da operação e da queda do meteorito.
Os mergulhadores submergiram num lago russo para recuperar um pedaço de meia tonelada de rocha espacial, que caiu sobre Chelyabinsk. O objeto espacial caiu no lago Chebarkul, na região central da Rússia, no dia 15 de fevereiro.
Os cientistas referem que o meteorito tem 1,5 metros de comprimento e é o maior fragmento já encontrado. Foi envolvido numa cobertura especial e colocado numa folha de metal, enquanto ainda estava debaixo de água.
O fragmento foi, então, puxado para terra e colocado em cima de uma escala de pesagem, que acusou a marca de 570 quilogramas.
Caroline Smith, do Museu de História Natural de Londres, confirmou que o objeto era um meteorito, encontrando algumas ‘impressões digitais’ de objetos espaciais, como por exemplo a crosta de fusão.
https://www.youtube.com/watch?v=xaehWpT7two
O fragmento deixou um buraco com seis metros de largura, no lago Chebarkul, que se encontrava congelado. Sergey Zamozdra, professor da Universidade de Chelyabinsk, referiu que um exame provou que se trata de um fragmento do meteorito caído naquele lago, “provavelmente, uma das 10 maiores fragmentos de meteoritos já encontrados”.
Esta foi a 12.ª rocha removida do lago, todas elas pertencentes ao meteorito que caiu em fevereiro. Veja as imagens da queda do meteorito:
https://www.youtube.com/watch?v= dBvotWfR3j4