Insólito

Vídeo: Passos no México com bandeira “tosca” feita para “desenrascar”

passos bandeira1Pedro Passos Coelho está em visita ao México, mas o primeiro-ministro acabou por ser relegado para segundo plano, por culpa de um pano de fundo. Basta atentar na bandeira nacional inventada pelos mexicanos, para a cerimónia de discursos. Segismundo Pinto, do Instituto Português de Heráldica, diz que foi criada uma bandeira portuguesa “tosca”, feita “para desenrascar”…

Não será preciso ser mestre em heráldica: a bandeira portuguesa que é exibida nas cerimónias da visita oficial de Passos Coelho ao México é uma fraude, ao nível da pior contrafação que se possa imaginar.

E o discurso do primeiro-ministro acabou por ficar marcado pelo ‘pano de fundo’: uma bandeira portuguesa feita “para desenrascar”, segundo expressão usada por Segismundo Pinto, em declarações à Rádio Renascença.

Nas cerimónias, transmitidas pela televisão mexicana, pode ver-se o primeiro-ministro ao lado do presidente do México, Enrique Peña Nieto. Mas atrás de ambos está uma bandeira que tem apenas algumas semelhanças com a portuguesa. Não é, definitivamente, a bandeira oficial.

“Trata-se de uma versão não oficial da bandeira da República Portuguesa, seguramente não executada em Portugal, mas no México. Se repararmos bem, a esfera armilar assenta numa superfície branca – o que não acontece na versão oficial. Os sete castelos interiores não se apresentam naquela posição, as torres não estão voltadas para o centro do escudo, e os escudetes são demasiado pequenos”, resume o responsável do Instituto Português de Heráldica, em declarações à Renascença.

O especialista não acredita que o primeiro-ministro se “fizesse acompanhar de uma versão tão tosca para uma cerimónia oficial”. E assim sugere aos governantes ou ao Presidente da República que se façam acompanhar da versão oficial da bandeira portuguesa.

Passos Coelho encontra-se no México, em visita oficial, acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete. A representação do Governo segue depois para o Panamá, para estreitar relações. Veja as imagens:

 

Em destaque

Subir