Nas Notícias

Médico com tuberculose atende sem máscara mais de 600 utentes

mascara210mascara bigUm médico japonês infetado com tuberculose atendeu mais de 600 utentes sem usar uma máscara de proteção. Durante cerca de um mês, o clínico pensava que tinha apenas uma constipação.

Um médico infetado com tuberculose atendeu e examinou, sem usar máscara de proteção, mais de 600 utentes. O caso, ontem revelado pelas autoridades do Japão, durou cerca de um mês e só recentemente é que o homem foi internado.

De acordo com as informações prestadas pelas autoridades, o médico, com uma idade na casa dos 50 anos, diriga uma clínica em Ito, uma cidade no centro do arquipélago japonês, e terá manifestado os primeiros sintomas ainda em agosto. Refira-se que os sintomas de tuberculose podem demorar, após o contágio, entre dois a três meses a manifestarem-se.

Durante cerca de um mês, o homem pensou ter apenas uma constipação e contactou com 658 pessoas, incluindo familiares, pessoal da clínica e mais de 600 utentes. Sem usar máscara de proteção, só em meados de setembro é que o médico ficou a conhecer que, afinal, estava infetado com tuberculose…

O clínico foi internado e todas as pessoas com quem contactou estão a ser identificadas e contactadas pela autoridade de saúde do Japão, que tem mantido o nome do médico e da clínico em segredo.

Em 2010, 87 por cento dos casos de tuberculose identificados foram tratados com sucesso, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde.

Em destaque

Subir