Mundo

Vídeo: Foto de tripulantes portugueses da Ryanair a dormir no chão foi encenada

A foto da tripulação portuguesa da Ryanair a dormir no chão, no aeroporto de Málaga, para demonstrar alegada falta de condições de trabalho, foi uma encenação. Os profissionais da empresa de aviação esqueceram-se de que, num aeroporto, existem câmaras de vigilância. E foram apanhados. Veja o vídeo.

O episódio ocorreu durante a tempestade tropical Leslie, que obrigou ao cancelamento de quatro voos.

Num comunicado, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) denunciava a falta de condições dos tripulantes da Ryanais, baseando a sua nota na fotografia de profissionais a dormir no chão.

“É lamentável e inadmissível que, em pleno século XXI, possamos assistir a este tipo de situações, onde ainda constatamos que a Ryanair opera sem qualquer tipo de respeito pelos seus funcionários e passageiros, também deixados à sua sorte no referido aeroporto, num setor, fortemente regulado por autoridades nacionais e europeias”, escreveu o sindicado.

A mesma nota do SNPVAC revelava que 24 tripulantes ficaram em Málaga, sem acesso a comida, e “sem lugar para se poderem sentar”.

As palavras eram fortes, mas a imagem dispensá-las-iam. Um grupo de tripulantes foi fotografado a dormir no chão, no aeroporto daquela cidade espanhola.

Sabe-se agora que aquela imagem foi uma encenação.

Um circuito de videovigilância mostra os tripulantes a levantarem-se da sua cadeira, a deitarem-se no solo, simulando que estariam a dormir, sendo que um deles faz o registo fotográfico. Tirada a foto, e poucos segundos depois, a tripulação ‘acorda’.

Veja o vídeo, divulgado pela própria Ryanair:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=68NMGD2967SW

Em destaque

Subir