Mundo

Vídeo: Explosão, um rombo na fuselagem e os momentos vividos a bordo

Mogadíscio, Somália, Explosão, Fuselagem, AviãoA explosão num avião que abriu um buraco na fuselagem do aparelho, em Mogadíscio, na Somália, nesta terça-feira, foi “provocada por uma bomba”, diz o piloto do aparelho somali. Um passageiro filmou os momentos vividos a bordo. Veja as imagens, de uma aparente… calma.

Um avião comercial somali foi obrigado a aterrar de emergência, logo após levantar voo, em virtude de uma explosão.

O aparelho, da empresa somali Daallo Airlines, tinha como destino a República do Djibouti e transportava 74 passageiros. Foi forçado a regressar a Mogadíscio, para uma aterragem de emergência logo após levantar voo.

A aeronave, que partira de Mogadíscio, ficou com um buraco na fuselagem, de cerca de um metro de diâmetro, de acordo com informações divulgadas pela polícia e que podem ser comprovadas por fotografias que alguns passageiros tiraram.

O piloto do Airbus 321, Vladimir Vodopivec, de 64 anos, revelou que a explosão foi provocada por “uma bomba”, de acordo com o diário sérvio Blic, que cita o relato de um amigo do piloto (que é de origem sérvia).

Vladimir Vodopivec explicou também que a explosão não provocou quaisquer danos no sistema de navegação. E apesar da perda de pressurização, conseguiu aterrar o avião em segurança.

“Por sorte, os controlos de voo não foram danificados e eu pude aterrar no aeroporto. Perdemos pressão, mas tudo acabou bem”, revelou Vodopivec.

A bordo, viveram-se momentos de pânico, que não ficaram registados neste vídeo, da autoria de um passageiro. Apesar do sucedido, os passageiros mostram-se calmos, já depois de serem informados de que a aterragem seria feita em segurança.

Mohamed Ise, da polícia somali, não dá como garantida a causa da explosão, uma vez que decorre um inquérito que irá determinar a razão do evento.

A confirmar-se, a explosão poderá ser da responsabilidade de islamitas radicais ‘shebab’, que, no entanto, não fizeram qualquer reivindicação. O governo somali tem combatido esses radicais.

O vice-embaixador da Somália para a Organização das Nações Unidas (ONU), Awale Kullane, seguia no aparelho e fez o seu relato. “Depois da explosão, ficou um fumo intenso. E quando a visibilidade regressou, eles perceberam que um pedaço do avião”.

As autoridades estão a investigar as razões da explosão, que deixou a parte lateral da fuselagem com danos bem visíveis. Logo após a explosão, deu-se um incêndio, rapidamente controlado e extinto.

O incidente ocorreu logo após a descolagem do aparelho, da companhia aérea Daalo Airlines. Seguiam a bordo 74 passageiros. Todos os restantes abandonaram o aparelho em segurança.

Os momentos após a explosão ficam bem retratados neste vídeo, filmado por um dos passageiros.

Em destaque

Subir