Mundo

Vídeo: Explosão junto a embaixadas em Cabul provoca 80 mortos

Um carro armadilhado explodiu, esta manhã, no centro de Cabul, junto a várias embaixadas. A BBC adianta que atentado provocou pelo menos 80 mortos e mais de 350 feridos.

O ato foi perpetrado à hora de ponta na capital do Afeganistão, pelas 8h25 (04h55 em Portugal continental), perto da praça de Zanbaq.

O ataque ocorreu durante o período sagrado do ramadão, deixando o Presidente Ashraf Ghani furioso: “Os terroristas, mesmo no mês sagrado do ramadão, no mês de deus e de oração, não param a matança do nosso povo inocente”.

Os talibãs já negaram serem os autores do atentado.

Segundo uma nota da missão da NATO em Cabul, a polícia afegã ainda tentou intercetar o veículo armadilhado, mas sem sucesso.

As embaixadas de Alemanha, França e Turquia foram afetadas pela explosão.

“Há danos materiais na embaixada de França”, confirmou a ministra dos Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez, em declarações à rádio Europe 1.

“Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos aos feridos uma recuperação rápida”, salientou o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, acrescentando que foi ativado um gabinete de crise para lidar com o incidente.

A britânica BBC confirmou a morte de um motorista e ferimentos em quatro jornalistas.

“É com grande tristeza que a BBC confirma a morte do motorista afegão Mohammed Nazir na explosão hoje de um camião armadilhado em Cabul, quando conduzia os colegas para o escritório”, anunciou a estação.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=RMHOK1G73AM2

Em destaque

Subir