Mundo

Vídeo: Como se explicam aquelas estranhas luzes no céu durante o sismo no México?

Um dos vídeos que conquistaram mais destaque, nas redes sociais, mostra luzes nos céus do México. Diversas teses surgiram, ainda que a maioria não fosse capaz de explicar o fenómeno. Em declarações ao El País, o cientista Miguel Ángel Rodríguez, do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha, acaba com as especulações. Veja o vídeo.

O sismo de magnitude 8.4 na escala de Richter, que atingiu o México na madrugada de hoje, foi filmado por centenas de testemunhas, que viveram o fenómeno.

Entre os inúmeros vídeos realizados, há um que despertou maior curiosidade, nas redes sociais.

Trata-se de rasgos de luz, que surgem nos céus, muito semelhantes a raios. Porém, não trovejou, no México, pelo que nasceram diversas teses com maior ou menor lógica.

A menos lógica é a presença de óvnis nos céus. Uma teoria mais racional apontava para a destruição de cabos de eletricidade. Mas ambas estão erradas.

Miguel Ángel Rodríguez, cientista e investigador do Instituto Geológico e Mineiro de Espanha, lembra que este tipo de fenómenos ocorre há séculos, muito antes de existir eletricidade.

“Há registo de tipo de luzes há séculos, muito antes de existir eletricidade. Há também provas da sua presença sempre que ocorre um sismo, qualquer que seja o local do planeta”, esclarece.

Para o especialista, estas luzes nos céus não são caso único e explicam-se com a energia libertada durante um sismo. As luzes podem ser brancas, azuis ou em tons de violeta.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MDNUA4ANH8RD

Em destaque

Subir