Mundo

Vídeo: Enfermeiras riem enquanto doente morre em agonia

Uma equipa de enfermagem liderada por Wanda Nuckles está debaixo de fogo, depois de conhecida a história de um homem que morreu asfixiado, perante a passividade das profissionais de saúde. E os risos, também. O caso remonta a 2014, mas só agora foram divulgadas imagens da morte agoniante do idoso.

O caso ocorreu em fevereiro de 2014, mas recupera atualidade porque só agora o Tribunal da Geórgia libertou as imagens recolhidas no momento da morte do paciente, que se queixava de dificuldades em respirar.

James Dempsey, um homem de 89 anos, estava internado no Centro de Saúde e Reabilitação do Nordeste de Atlanta, nos EUA. Viria a morrer, em grande agonia, perante risos da enfermeira.

Dempsey pede ajuda, relatando dificuldades respiratórias, depois de pressionar o botão de emergência. Apesar dos sinais de asfixia do paciente, a enfermeira mostra passividade, desliga o botão de pedido de socorro e abandona o doente.

O homem, veterano de guerra, esteve horas a sufocar, perante a inércia de Wanda Nuckles e da sua equipa de enfermagem.

A história só agora foi conhecida e ganhou contornos de escândalo. Até à divulgação deste vídeo, a família não colocou em causa os procedimentos das enfermeiras.

Só que o quarto estava a ser filmado, com uma câmara oculta. Além de exibir os últimos e agoniantes momentos de James Dempsey, o vídeo permite perceber uma série de incongruências no testemunho da enfermeira Wanda Nuckles – contradições e mentiras.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=AO281WBOBAU4

Em destaque

Subir