Nas Notícias

Vídeo: Diretor da televisão da Ucrânia agredido e obrigado a demitir-se

diretor agredido Olexandre Panteleimonov não renunciou à direção da televisão estatal da Ucrânia: foi agredido por deputados do Svoboda para assinar a demissão. Em causa estava, segundo os nacionalistas, o apoio do diretor-geral da estação ao Presidente deposto, Viktor Yanukovytch.

Três deputados do Svoboda, um partido nacionalista da Ucrânia, foram ao gabinete de Olexandre Panteleimonov para o persuadir a deixar o cargo de diretor-geral da televisão estatal.

A persuação não resultou, pelo que os deputados recorreram à força: Panteleimonov foi agredido e obrigado a assinar a carta de demissão.

O vídeo do incidente, revelado pelo site Ukranska Pravda, motivou uma forte contestação por parte de líderes políticos ucranianos e pela federação profissional de jornalistas.

As agressões cometidas pelos deputados nacionalistas enquadram-se nos “atos inadmissíveis” que o primeiro-ministro Arseni Yatseniuk lamentou, na terça-feira à noite.

Arsen Avakov, ministro do Interior, classificou o momento como “monstruoso”.

A Procuradoria Geral ucraniana já anunciou que abriu um inquérito para esclarecer o que se passou na televisão estatal.

De acordo com a denúncia do Ukranska Pravda, os deputados do partido nacionalista acusaram Olexandre Panteleimonov de apoiar o Presidente deposto, Viktor Yanukovytch.

Pela “propaganda” da televisão pública durante o Governo anterior, o diretor-geral, nomeado em 2013, ‘foi convidado’ a renunciar, o que recusou.

A Amnistia Internacional acrescentou que um dos deputados envolvidos, identificado pelo nome Mirochnytchenko, integra a comissão parlamentar com a tutela da comunicação social.

O Svoboda é um dos principais partidos que integra o Governo interino, ‘eleito’ numa praça de Kiev após a fuga de Viktor Yanukovytch para a Rússia.

https://www.youtube.com/watch?v=9qN3o2fN7vk

Em destaque

Subir