Mundo

Vídeo: Deu à luz em coma e desperta três meses depois

Amelia Bannah, agente de polícia da Argentina, acabou de despertar do coma, provocado por um acidente. Esta argentina de 34 anos deu à luz um bebé saudável, em dezembro, e acaba de conhecê-lo, mais de três meses depois.

É uma história que arrepia, que junta duas vidas quase perdidas e que agora se unem, definitivamente, depois de cerca de 100 dias de luta. No primeiro dia de novembro do ano passado, Amelia Bannah, de 34 anos, sofreu um acidente rodoviário, que a deixou a lutar pela vida.

Esta agente de polícia estava grávida, de seis meses, e não perdeu o bebé. Santino viria a nascer em dezembro, perfeitamente saudável, ainda que prematuro e com apenas 1,89 quilos. A primeira batalha estava ganha.

Restava a recuperação desta mãe adormecida. O bebé foi mantido sempre em contacto com a progenitora, numa missão que esteve a cargo dos familiares de Amelia, em particular a irmã, Norma Bannah.

A mãe estava inerte, mas Santino pôde criar laços. Até que no passado dia 8 de abril a mulher acorda do coma.

“Estávamos na clínica. Nós contávamos-lhe tudo e nunca tivéramos resposta. Até que, de repente, ouvimos um ‘sim’. ‘Amelia, estás a ouvir?’, perguntei. E ela disse que sim. Foi uma emoção enorme… Fiquei sem palavras”, recorda o irmão, César Bannan, em declarações ao El País.

Amelia Bannah esteve mais de 100 dias naquela condição. E finalmente pôde conhecer o filho.

Esta história inspirou diversas reportagens, ainda antes desta mãe acordar do coma. Veja o vídeo com uma delas, divulgada há cerca de um mês:

Em destaque

Subir