Mundo

Vídeo: Coreia do Norte testa “com sucesso” míssil intercontinental capaz de atingir o Alasca

A Coreia do Norte voltou a testar um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla internacional), lançado para o mar do Japão. O regime de Pyongyang garantiu que o ensaio teve “sucesso” e garante que o Hwasong-14 é capaz de atingir o Alasca.

A iniciativa surgiu cerca de uma semana após a primeira reunião dos Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que teve lugar em Washington.

Os EUA, que acompanharam este teste com “especial atenção”, tentaram desdramatizar o conforto, assegurando que o ICBM é apenas de médio alcance. Ainda assim, o Pentágono assegurou que vai “continuar a acompanhar de perto as ações da Coreia do Norte”.

De acordo com a versão norte-coreana, o Hwasong-14 chegou a uma altitude de 2802 quilómetros e, ao fim de 39 minutos de voo, atingiu com precisão o alvo.

Com este teste, a Coreia do Norte frisou que pretende continuar a ignorar a pressão internacional, mantendo o programa de mísseis balísticos como base para um futuro desenvolvimento de mísseis nucleares, sempre com os EUA na mira.

Os especialistas afiança que o regime de Pyongyang ainda não é capaz de atingir a América do Norte, mas estão preocupados com os crescentes testes feitos pelos norte-coreanos.

O Japão associou-se de imediato aos EUA e à Coreia do Sul nas críticas ao teste do Hwasong-14. Yoshihide Suga, o porta-voz do Governo, destacou que o míssil terá caído em águas da Zona Económica Especial nipónica.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=17WW1GD3GXRU

Em destaque

Subir