TV

Vídeo: Avalanche nos Alpes não passou de um susto sem vítimas

Vários esquiadores foram hoje apanhados por uma avalanche, nos Alpes franceses, mas a rápida resposta dos meios de emergência evitou o registo de vítimas mortais.

As primeiras notícias apontavam para a existência de pessoas soterradas pela neve, na pista de Tignes, mas as autoridades já revelaram que o pronto socorro evitou o pior.

“Vários esquiadores foram afetados e as equipas de socorro foram destacadas imediatamente. Após operações de busca, não foram encontradas vítimas”, adiantou a estância de esqui de tignes, em comunicado.

Às primeiras horas da manhã, algumas testemunhas avisavam para a existência de “muitas pessoas sob a neve”, quase de imediato resgatadas pelas equipas da polícia, ‘reforçadas’ com cães de busca.

O risco de avalanche em Tignes, numa escala que vai até cinco, estava hoje no nível quatro.

“Temos que ser extremamente prudentes”, comentou o vice-presidente da associação de diretores de pistas, Christian Reverbel, lembrando que “um vento muito forte pode mudar por completo a situação”.

Há menos de um mês, no dia 13 de fevereiro, uma outra avalanche nas imediações das pistas de Tignes provocou quatro mortos.

Este foi o 14.º acidente nos Alpes e Pirinéus franceses neste inverno, que provocaram a morte a sete pessoas.

O Huffington Post francês divulgou um vídeo da avalanche registado por câmeras de vigilância da estância, mas as condições de visibilidade não eram as melhores.

Em destaque

Subir