Cultura

Apurados os primeiros finalistas da Eurovisão

Foi esta noite realizada a primeira semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, na Altice Arena, no Parque das Nações, em Lisboa.

Passaram à final da competição Albânia, Áustria, Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Irlanda, Israel, Lituânia e República Checa.

Cláudia Pascoal e Isaura, que representam Portugal no certame, tiveram uma participação especial nesta noite, mas ‘sem contar’ para o acesso à final.

Devido ao triunfo de Salvador Sobral na edição de 2017, ‘O Jardim’ tinha já assegurada a qualificação.

Também foram apresentadas as canções do Reino Unido e Espanha, dois dos ‘Big5’, os cinco países (com França, Alemanha e Itália) que todos os anos estão automaticamente apurados para a final da Eurovisão.

Na primeira semifinal competiram Suíça, Finlândia, Bielorrússia, Bulgária, Áustria, Lituânia, Albânia, Irlanda, Arménia, Chipre, República Checa, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia, Israel, Estónia e Macedónia.

Passaram à final os dez temas com maior pontuação, decidida por televoto (com um peso de 50 por cento) e por júris nacionais (outros 50 por cento).

Não foram revelados os votos recebidos.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), da qual faz parte a RTP.

Em destaque

Subir