Mundo

Adolescentes em espetáculo escolar na África do Sul

Um grupo de adolescentes chocou a África do Sul ao atuar num espetáculo escolar. Os pais e encarregados de educação pediram mesmo ao ministro da Educação que o incidente fosse investigado.

A indignação dos pais alastrou-se até Angie Motshekga, a ministra da Educação da África do Sul, que se mostrou “extremamente desiludida” pelo sucedido na Universidade Walter Silulu.

As jovens, pertencentes ao grupo étnico Xhosa, aparece a dançar apenas com o ‘inkcyo’, o pequeno avental tradicional da tribo.

“É completamente inadequado os educadores exporem as adolescentes desta forma. Não há absolutamente nada de errado em ter orgulho da nossa cultura ou herança. Isto é completamente contra os valores da nossa cultura”, disse a ministra da educação, citada pelo Times Live.

Apesar das críticas, o professor responsável pelo espetáculo mostrou-se orgulhoso pela prestação das alunas, acrescentando o “orgulho nas tradições”.

“Somos pessoas orgulhosas das nossas tradições. Temos orgulho das mulheres e das meninas Xhosas”, admitiu, citado pelo Dispatch Live.

Em destaque

Subir