Fórmula 1

Vettel vence no Mónaco e Ferrari consegue dobradinha

Sebastian Vettel venceu este domingo o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, onde a Ferrari conseguiu a ‘dobradinha’ da Ferrari, já que Kimi Raikkonen foi o segundo classificado. Algo que já não sucedia no Principado desde 2001.

A estratégia foi o segredo para Sebastian Vettel conquistara sua terceira vitória da época. Isto porque o alemão rodou parte da corrida atrás de Kimi Raikkonen, que partira da ‘pole-position’ e liderou a prova até ao momento das paragens nas boxes.

Nas voltas que Vettel ficou em pista o ritmo imposto foi suficiente para que regressasse à pista à frente do seu companheiro de equipa e conseguindo um triunfo que lhe permitiu aumentou a sua vantagem no campeonato.

Daniel Ricciardo terminou no lugar mais baixo do pódio, após ter conseguido suplantar Valtteri Bottas nas paragens nas boxes, já que até lá o finlandês da Mercedes rodou sempre atrás dos pilotos da Ferrari. Bottas teve mesmo de se contentar com o quarto posto, enquanto Max Verstappen também perdeu nos ‘pit-stops’ para o seu companheiro de equipa, descendo para o quinto posto.

Carlos Sainz Jr culminou um bom fim de semana com a sexta posição, depois do espanhol da Toro Rosso ter mostrado excelente andamento na qualificação, num contraste com a prestação dos pilotos da Force India, sobretudo de Sergio Perez, que não pontuou pela primeira vez. O mexicano deu um ‘chega pra lá a Daniil Kvyat, estragando a corrida do russo da Toro Rosso, que abandonou, enquanto Perez acabou em 13+

Em 13º iniciou Lewis Hamilton a sua corrida, mas conseguiu limitar os danos provocados pelos problemas sentidos na qualificação ao chegar ao sétimo lugar na sua recuperação.

Atrás de Romain Grosjean, Felipe Massa consegiu um nono lugar que era mais do que a Williams estava à espera, depois das enorme dificuldades sentidas pela equipa na qualificação.

Destaque ainda para ainda dois acidentes, o aparatoso capotanço de Pascal Werhlein, após colisão com Jenson Button em Portier, e a saída em frente de Stoffel Vandoorne em Saint Dévote, após toque de Sergio Perez.

Classificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h44m440,340s
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) a 3m145s
3º Daniel Ricciardo (Red Bull) a 3,745s
4º Valtteri Bottas (Mercedes) a 5,517s
5º Max Verstappen (Red Bull) a 6,199s
6º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) a 12,038s
7º Lewis Hamilton (Mercedes) a 15,801s
8º Romain Grosjean (Haas) a 18,150s
9º Felipe Massa (Williams) a 19,445s
10º Kevin Magnussen (Haas) a 21,443s

Em destaque

Subir