Mundo

Veja o que acontece quando um vulcão despeja lava no mar

Um hipnotizante fluxo de lava derretida começou a sair de um penhasco para o mar, na quarta-feira na Ilha do Havai, espirrando um rasto para o Oceano Pacífico que explodia após o impacto.

O fluxo maciço está a ser expelido do Kamokuna, um dos maiores vulcões da principal ilha do Havai. A torneira de lava provocou explosões maciças debaixo de água e ondas gigantes na zona.

Tudo começou no final do ano 2016, quando um fluxo de lava começou a descer os penhascos do vulcão até ao mar. Porém, recentemente, esse fluxo aumentou de intensidade. A lava fundida está agora a ser cuspida do vulcão para o mar a quase 70 metros de altura.

Quando a lava derretida atinge a água fresca do mar, causa explosões que podem lançar grandes pedaços de rocha quente e detritos a ferver para terra, onde as pessoas caminham para assistir ao fenómeno, e para o mar, onde os barcos de turismo navegam pela costa.

Em terra, o Serviço de Parques Nacionais é o responsável pela segurança dos visitantes e tem restringido as áreas onde as pessoas se deslocam para ir ver o fluxo, mas têm sido vistas pessoas nas bordas dos penhascos para ver o acontecimento de perto.

O colapso pode acontecer a qualquer momento, sem aviso prévio, e se alguém estiver à beira de um fluxo o mais provável é acontecer uma tragédia.

“O lado do mar dos rochedos podem cair. Esse é motivo de maior preocupação, porque se isso acontecer, vai deixar cair um monte de rocha quente na água e a mistura de rochas quentes com água do mar fria faz com que haja interações explosivas”, disse Janet Babb, que trabalha no Observatório Vulcânico do Havai.

Veja o vídeo:

 

Em destaque

Subir