Fórmula 1

Valtteri Bottas com uma “mentalidade diferente”

Valtteri Bottas iniciou a nova temporada de Fórmula 1 da melhor forma possível, vencendo o primeiro Grande Prémio da época, e sente que a forma como aborda os fins de semana de prova está mudado.

Na Austrália, após o triunfo, o finlandês da Mercedes brincou. “Deve ser da barba”, comentou na altura. Mas mais a sério percebe-se que o êxito em Melbourne fez ‘calar’ muitos detratores que já defendiam a sua substituição.

Líder do campeonato à chegada ao Bahrain Bottas não tem dúvidas sobre o que mudou em si, ainda que considere que a sua vitória na primeira prova do ano tem de ser contextualizada: “Estamos apenas no começo da época, mas posso dizer que qualquer coisa mudou no meu estado de espírito este ano. A minha preparação de inverno foi diferente”.

“Não tive as mesmas sensações, a minha maneira de ver as coisas mudou. É difícil de encontrar palavra para explicar a situação em detalhe, mas a minha mentalidade é diferente em relação a anos anteriores”, sublinha.

No ano passado no Bahrain Bottas ficou muito perto de vencer, terminando a menos de um segundo de Sebastian Vettel. Isso leva a que se compare a sua situação à de Nico Rosberg em 2016. O finlandês não está tão certo disso. “É difícil de dizer”, responde.

O piloto nórdico é prudente quando à atual forma dos Mercedes: “Nós ficamos agradavelmente surpreendidos pela performance em Melbourne, mas Albert Park é um circuito um pouco estranho. Diria que o de Sakhir e Xangai darão uma visão mais clara sobre a hierarquia atual”.

“Claro que foi espantoso ver que erámos rápidos na Austrália, e até que ponto as sensações ao volante eram melhores do que nos testes de inverno. Vimos claramente que entre os testes e o começo da época houve uma alteração, mas não estávamos à espera de ver uma tão grande”, reconhece Bottas.

Em destaque

Subir