Motociclismo

Valentino Rossi pressionou Yamaha para ter equipa de testes

Valentino Rossi afirmou em Brno – onde decorre o Grande Prémio da República Checa de MotoGP – que pressionou a Yamaha para ter uma equipa de testes na Europa.

No fundo o italiano quis que a marca dos três diapasões trabalhe para lhe dar uma moto que lhe permita vencer corridas, seguindo o mesmo caminho que a Ducati, a Honda, a Suzuki ou a KTM fazem atualmente.

E ao que parece a Yamaha acedeu às pretensões de Rossi, pois passará a ter uma equipa de testes na próxima temporada, igualando assim a estratégia seguida pelas suas rivais.

“Pressionei muito para que a Yamaha tivesse uma equipa de testes, e acho que é algo de importante”, referiu o ‘Doutor’ em Brno, referindo-se também aos pilotos que poderão ser encarregues de integrar essa equipa de ensaios da marca japonesa: (Bradley) Smith é uma possibilidade. (Jonas) Folger é outro que conhece bem a moto”.

Valentino Rossi sublinha a importância de ter uma formação de ensaio e desenvolvimento : “Nós vamos ser os últimos a ter uma equipa de testes europeia. Poderíamos ter feito isso antes, mas mais vale tarde do que nunca. A Ducati foi a mais agressiva de todas, também devido ao orçamento que atribuiu à estrutura e aos recursos que investiu. Depois os outros imitaram-na”.

Os regulamentos dos testes mudaram com algumas restrições, mas Rossi diz que ainda há muitos ensaios: “Há cada vez mais testes e isso adiciona muito ‘stress’ aos pilotos. Seria importante que a equipa de testes fizesse a maior parte desses ensaios, embora com pilotos rápidos, como tem a Ducati com (Michele) Pirro ou (Casey) Stoner”.

Em destaque

Subir