Nas Notícias

Vacina contra a gripe A agrava os riscos das crianças contraírem distúrbios do sono

Acompanhadas 245 crianças

No ano passado, uma investigação conduzida na Finlândia demonstrou que as crianças e jovens (com idades entre os quatro e os 19 anos) apresentavam uma propensão 13 vezes maior para desenvolver um distúrbio do sono.

A Pandemrix foi introduzida no Reino Unido em outubro de 2009, ano em que a gripe afetou milhões de pessoas, a nível mundial, e provocou mais de 18 mil mortes, em mais de 200 países. Em março de 2010, 24 por cento das crianças (uma em cada quatro) com idade inferior a cinco anos foram vacinadas. No escalão das crianças entre os dois e os 15 anos, a taxa de vacinação foi de 37 por cento.

Na investigação, os cientistas britânicas avaliaram os casos de 245 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os quatro e os 18 anos, que foram atendidas em centros de sono e serviços de neurologia infantil. Um total de 75 sofria de narcolepsia, com 56 a apresentarem também cataplexia.

De acordo com o estudo, os primeiros sintomas foram registados após 1 de janeiro de 2008, um ano antes da disseminação mundial da gripe A. Os investigadores referem ainda que 11 crianças foram vacinadas antes de apresentarem os primeiros sintomas, enquanto sete foram vacinadas seis meses antes de demonstrarem qualquer sintoma.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir