Nas Notícias

Vacina contra a gripe A agrava os riscos das crianças contraírem distúrbios do sono

vacina sarampoUma criança que seja vacinada contra a gripe A fica mais propensa a desenvolver algum distúrbio do sono. A relação entre a Pandemrix e distúrbios como a narcolepsia foi comprovada por uma investigação desenvolvida por cientistas do Reino Unido.

A vacina contra a gripe A (H1N1), conhecida como Pandemrix, agrava os riscos das crianças desenvolverem distúrbios do sono. O nível da relação ainda não é exato, mas os resultados do estudo conduzido por cientistas britânicos (já apresentado no British Medical Journal) comprovam as investigações anteriores realizadas na Finlândia e na Suécia.

Agora, os cientistas pedem mais tempo para monitorizar a longo prazo a relação entre a vacinação e os distúrbios, acompanhando os grupos de crianças e adolescentes vacinados contra a gripe A (provocada pelo vírus influenza A).

A hipotética relação começou a ser investigada em 2010, quando as primeiras notícias, provenientes da Suécia e da Finlândia, apontavam para uma possível associação entre a Pandemrix, vacina que contém o medicamento codjuvante ASO3 e que também é usada em Portugal, e a narcolepsia, um distúrbio crónico caraterizado por ataques súbitos de sono e muitas vezes acompanhado por uma incapacidade temporária de movimento como reação a uma emoção forte (conhecida como cataplexia).

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir