Nas Notícias

Usar telemóvel enquanto se caminha prejudica postura e equilíbrio, sustenta pesquisa

andar telemovelcaminhar telemovel Usar o telemóvel enquanto anda não é aconselhável, por prejudicar a postura e o equilíbrio, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Queensland, Austrália. O estudo, que se baseou em movimentos corporais, salienta sobretudo os danos para a motricidade provocados pelo envio de SMS enquanto se anda.

O uso do telemóvel é totalmente desaconselhado enquanto se caminha, segundo um estudo realizado na Universidade de Queensland. Investigadores australianos analisaram os movimentos do corpo de pessoas que usavam o aparelho enquanto caminhavam e compararam com outras que caminhavam sem qualquer outra atividade.

E os resultados não deixaram dúvidas: a concentração que o telemóvel implica provoca danos na postura e no equilíbrio, o que pode tornar-se perigoso, ao longo dos anos, para a motricidade humana.

O envio de mensagens de texto ao mesmo tempo que se anda é mais prejudicial do que um diálogo ao telemóvel, de acordo com este estudo de Queensland. A razão prende-se com a obrigatoriedade de usar a visão, fundamental para um caminhar correto.

No entanto, a concentração também se torna essencial para uma postura e equilíbrio corretos, pelo que os cientistas aconselham guardar o telemóvel enquanto se caminha, ou parar a caminhada quando se fala ao telemóvel.

O envio de SMS ou mensagens de texto através de redes sociais usando o telemóvel tornou-se numa das mais populares formas de comunicação, pelo que os investigadores estão preocupados com os efeitos na saúde desta prática. Acresce que existem poucos estudos sobre a problemática.

Em destaque

Subir