Nas Notícias

Universidades portuguesas entre as 200 melhores mais jovens

A ‘Time Higher Education’ divulgou o ranking das 200 melhores universidades mais jovens, isto é, que foram criadas há 50 ou menos anos. Há cinco instituições de ensino superior portuguesas que constam nesta lista.

As representantes portuguesas do ranking são as universidades de Aveiro, Nova de Lisboa, Beira Interior (Covilhã) e ISCTE (Lisboa).

Entre as cinco, o destaque vai para a Universidade de Aveiro que subiu dois lugares este ano, ficando na 81.ª posição. As restantes ficaram entre a 101.ª e 150.ª posição.

Para a elaboração do ranking são avaliados cinco grandes aspetos: ensino, investigação, citações, desempenho internacional e impacto na indústria.

No entanto, é também de destacar que as universidades da Beira Interior e ISCTE são estreantes nesta lista.

O líder do ranking, pela terceira vez consecutiva, é a Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Contudo, as universidades asiáticas estão cada vez mais próximas de liderar a lista, uma vez que têm quatro instituições a ocupar os cinco primeiros lugares.

“A sexta edição anual desta celebração das melhores jovens universidades mostra que há instituições que brilham um pouco por todo o mundo. Enquanto os Estados Unidos dominam o Ranking Mundial das Universidades, no caso da lista que avalia apenas as mais novas, menos de três por cento são norte-americanas”, afirmou Phil Baty, o editor da ‘Times Higher Education’.

Em destaque

Subir