TV

Um só vulcão, na Indonésia, fez encerrar quatro aeroportos (vídeo)

O vulcão no monte Raung, no leste da ilha de Java, entrou em erupção e obrigou as autoridades da Indonésia a encerrar quatro aeroportos. Um deles foi o de Denpasar, na ilha de Bali, o principal ‘hub’ de ligação das rotas internacionais que abrangem o país.

O vulcão que se localiza no monte Raung, na ilha indonésia de Java, entrou em erupção no início do mês, mas ontem ‘exagerou’.

A coluna de fumo emitida ontem atingiu os seis quilómetros de altura e criou nuvens passíveis de perturbar o tráfego aéreo.

Como medida de precaução, as autoridades da Indonésia mandaram encerrar quatro aeroportos, deixando milhares de passageiros em terra.

Mais de 200 voos tiveram de ser cancelados, incluindo os que partem ou aterram no Aeroporto de Denpasar, em Bali, o principal ‘hub’ das rotas internacionais que servem a Indonésia.

Foi a Garuda, a companhia aérea do país, a revelar que os aeroportos em Denpasar (Bali), Udara (ilha de Lombok), Jember e Banyuwangi (ambos em Java) estavam encerrados.

De acordo com o canal australiano ABC, o vulcão, que tem estado ativo desde o início do mês, provocou ontem nuvens de fumo tão espessas que serão precisas pelo menos 24 horas para se dissiparem.

É de recordar que a Indonésia se encontra no Anel de Fogo do Pacífico, a grande área de atividade sísmica e vulcânica, com mais de 400 vulcões, dos quais 129 estão ativos.

dam pacientemente para obter informação das companhias aéreas ou descansam em cadeiras ou no chão do aeroporto.

“Está toda a gente à espera. Muitos não foram informados dos cancelamentos dos voos. A situação está a melhorar, mas ninguém sabe quando o aeroporto vai abrir. Dizem que vão dar prioridade aos que tenham escalas e aos que tenham problemas com o visto, mas a fila da Garuda Airlines é muito longa”, afirmou um passageiro natural de Singapura, citado pelo Channel News Ásia.

Em destaque

Subir