Motores

Um Rali Dakar em ‘versão curta’

A ausência da Argenina e do Peru levou os responsáveis do Rali Dakar a anunciarem uma versão bem mais curta da prova para 2019.

O evento, que decorrerá entre 6 e 17 de janeiro do próximo ano será disputado maioritariamente em pistas de areia no deserto, mesmo se os detalhes do percurso ainda não foram revelados, sendo que em vez de partir de Buenos Aires irá arrancar agora da capital peruana, Lima.

Estas modificações fazem com que o ‘Dakar 2019’ tenha apenas dez especiais cronometradas com uma etapa semi-maratona, que permitirá às equipas de carros e camiões que tenham abandonado na primeira semana de prova poderem regressar à competição após o dia de descanso, embora integrados numa classificação específica.

Os organizadores ficaram limitados nas suas opções, depois do Chile e também da Bolívia terem desistido da prova devido a razões financeiras. “O Dakar não terá 9000 quilómetros e será disputado em terrenos onde não podmos ter 400 km de especiais. Vamos reformular tudo para manter o interesse desportivo em etapas que vão variar entre os 250 e os 300km nos grandes maciços lunares do Peru”, precisou o Diretor de Prova, Étienne Lavigne.

Em destaque

Subir