Economia

Ulrich sugere mudança na Constituição que permita corte de subsídios em Portugal

fernando_ulrichFernando Ulrich, presidente do BPI, apelida o acórdão do Tribunal Constitucional de “acontecimento político” e sugere uma “revisão constitucional” em Portugal. A declaração de inconstitucionalidade do corte de subsídios é “perigosíssima”, para Ulrich, uma vez que abre caminho à fuga de capitais de investimento para o estrangeiro.

Numa entrevista concedida à TVI24, Fernando Ulrich encontra outros adjetivos para classificar esta decisão do Tribunal Constitucional (TC). É “inaceitável e perigosa”, já que, segundo o presidente do Banco Português de Investimento (BPI), reduzirá o investimento em Portugal.

Sustenta Fernando Ulrich que esta decisão do TC “foi o acontecimento político mais grave e negativo dos últimos meses”, antevendo prováveis “consequências negativas para o futuro”, no que diz respeito as tentativas de chamar investimento do estrangeiro.

E ao perder este desafio, Portugal enfrentará dificuldades acrescidas, já que necessita desse investimento para reagir ao cenário de crise que enfrenta. O presidente do BPI vai mais longe e encontra uma solução: uma alteração constitucional.

O acórdão do TC de declarar inconstitucional o corte de subsídios no setor público deve suscitar, de acordo com Fernando Ulrich, uma “discussão sobre revisão constitucional”, que seria “positiva para o país”.

Também Marques Mendes, noutro programa da TVI24, considerou este acórdão do TC como “um desastre para os interesses de Portugal”. Leia mais.

Em destaque

Subir