Nas Notícias

Troika regressa a 4 de dezembro para nova avaliação a Portugal

paulo portas{loadposition inline}Os credores de Portugal regressam a seis meses do final do resgate. O gabinete de Paulo Portas divulgou hoje que a décima avaliação da troika terá início a 4 de dezembro. O exame servirá também para antecipar como vai Portugal regressar aos mercados.

A décima avaliação da troika ao resgate de Portugal vai começar a 4 de dezembro, divulgou hoje o gabinete do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. O exame dos credores vai ocorrer a seis meses do final do programa de ajustamento, sendo o antepenúltimo atnes da saída da troika, em junho do próximo ano.

A 4 de dezembro, os membros da troika vão analisar se Portugal continua a cumprir as exigências dos credores. O sucesso nos nove exames anteriores garantiram um empréstimo de 78 mil milhões de euros, tendo como contrapartida as medidas de controlo orçamental.

O décimo exame às medidas de austeridade servirão também para eliminar algumas dúvidas sobre como vaiPortugal regressar aos mercados. Com a saída da troika em junho do próximo ano, a economia portuguesa terá de voltar a financiar-se: ou sem apoio, como tem conseguido a Irlanda desde o fim do resgate, ou com apoio europeu, nomeadamente através de um programa cautelar ou de um segundo resgate.

Em destaque

Subir