Nas Notícias

Há cada vez mais casais portugueses só com um filho ou sem descendência

familia filhofamilia filho 600Maioria dos casais portugueses opta por ter somente um filho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), que divulga dados sobre a realidade familiar portuguesa ao longo dos últimos 50 anos. Há também cada vez mais casais que optam por não ter filhos: 41 por cento, mais seis por cento do que o que se verificava em 2001.

A realidade familiar conhece uma nova realidade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados nesta quarta-feira e que dizem respeito à evolução nas últimas cinco décadas, em Portugal.

A maioria dos pais opta por ter apenas um filho, sendo que cada vez mais casais que não têm descendência. Trata-se de um fenómeno que se vem acentuando, nos últimos anos.

Nas últimas décadas, esta mudança do conceito de composição das famílias tem sofrido alterações mais visíveis.

Segundo os números divulgados nesta quarta-feira pelo INE, Portugal tem cerca de 2,7 milhões de casais (2 745 928 é o número exato).

Mais de metade (55 por cento) tem apenas um filho. Trata-se de uma percentagem superior à que se verificava, por exemplo em 1991, quando apenas 44 por cento dos casais tinham somente um filho. E há hoje em dia 41 por cento de casais sem descendência. Em 1991, esse número era bem menor: 32 pontos percentuais.

Estes números apresentados hoje pelo INE representam uma análise à evolução da realidade familiar em Portugal nos últimos 50 anos.

Em destaque

Subir