Nas Notícias

Tragédia nos EUA: Voluntária vê 100 gatos resgatados a morrer num incêndio

gato incendiox210gato incendioA dedicação de uma voluntária teve consequências dramáticas para uma centena de gatos. Na ânsia de criar um santuário para os felinos, a mulher instalou redes de arame à volta da casa. Quando esta se incendiou, terça-feira, só seis gatos e o único cão conseguiram escapar às chamas.

Cerca de 100 gatos morreram ontem num incêndio numa residência em San Jose, no estado da Califórnia (EUA). A casa era propriedade de uma mulher de 70 anos que se dedicava a resgatar os felinos da rua, recuperando-os e esterilizando-os para depois os dar para adoção.

Para manter os gatos em proteção, a voluntária tinha mandado instalar várias redes de arame à volta da casa. Estas barreiras tornaram-se fatais ontem à noite, quando um incêndio deflagrou na residência.

De acordo com o San Jose Mercury News, o único cão residente na casa acordou a mulher, que ficou atónita ao ver fumo sair de um dos quartos: a casa tinha um alarme contra incêndios, mas não funcionou. Os bombeiros ainda tentaram cortar as redes de arame, mas só conseguiram resgatar seis gatos: os restantes, cerca de 100, morreram por inalação de fumo ou foram consumidos pelas chamas

Ao fim de uma hora, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio. A mulher escapou sem ferimentos, assim como o cão. Os seis gatos que sobreviveram ficaram sob custódia do departamento de serviços de animais.

O excesso de zelo da voluntária, que cuidava de cerca de uma centena de animais, está agora na agenda mediática. Em San Jose, o limite de gatos por residência é de cinco.

“Um veterinário foi analisar a casa após o incêndio e não encontrou quaisquer condições clínicas graves ou qualquer coisa que poderia estar em situação criminal. A casa estava agradável e limpa. A única violação foi o excesso de animais”, salientou o capitão Jay Terrado.

Em destaque

Subir