Nas Notícias

É trabalhador independente? Lembre-se que termina hoje a entrega do IRS

IRS

Os contribuintes que sejam trabalhadores independentes ou que tenham auferido rendimentos de outras categorias só têm até ao final do dia para entregar a declaração de IRS referente ao ano de 2015. O prazo termina hoje e a partir de amanhã já implica uma penalização.

O calendário fiscal, disponível no site da Autoridade Tributária e Aduaneira, determina o dia 31 de maio como o último dia para a segunda fase da entrega da declaração de rendimentos para o cálculo do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares: o IRS.

Nesta segunda fase têm de apresentar a declaração todos os contribuintes que tiveram qualquer rendimento não relacionado com trabalho dependente ou pensões, como os trabalhadores independentes ou rendas.

As declarações podem ser entregues em papel, nas repartições de Finanças, ou através da internet.

Quem se atrasar e apresentar a declaração amanhã (ou depois) já terá de pagar uma multa.

Menos trabalhadores ‘oficiais’

Os dados apurados, publicados ontem no Portal das Finanças, dão conta de que há, pelo menos a nível oficial, menos gente a trabalhar em Portugal.

Isto porque no ano passado foram entregues mais de 5,4 milhões de declarações de IRS (5.401.403, mais precisamente), durante as duas fases do processo, enquanto este ano só entraram (falta o dia de hoje) 4,8 milhões (4.804.908 declarações).

‘Faltam’ entregar mais de meio milhão de declarações: a grande maioria deve ser apresentada durante o dia de hoje, mas há que não esquecer quem não vai entregar porque ficou desempregado (e sem rendimentos) e quem… emigrou e agora paga impostos noutro país.

Em destaque

Subir