Motores

Toyota ganha em Xangai mas a Porsche é Campeã do Mundo

A Toyota venceu as 6 Horas de Xangai, penúltima prova do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), através de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, que tiveram uma atuação irrepreensível aos comandos do TS050 Hybrid # 8, batendo Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber, no Porsche 919 Hybrid # 2. Um segundo lugar que lhes valeu o título de pilotos e de construtores.

O desfecho da corrida começou a ‘desenhar-se’ quando o outro Toyota, o # 7, se envolveu num acidente com um carro mais lento e isso fez atrasar Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez.

Apesar terem arrancado da ‘pole position’, e ter liderado parte da prova, a equipa do TS050 # 7 viu as suas expetativas de levar a discussão do título para a derradeira prova do campeonato (no Bahrain) serem goradas quando José Maria Lopez colidiu com o Porsche 911 RSR # 91 na segunda curva do traçado de Xangai, danificando a suspensão traseira do protótipo e a direção do protótipo japonês. Isso inviabilizou também aquela que teria sido uma segunda ‘dobradinha’ consecutiva da Toyota.

Embora o Porsche 919 Hybrid # 1 também se tivesse atrasado com alguns problemas mecânicos (acelerador), André Lotterer, Neel Jani e Nick Tandy perderam menos tempo e conseguiram terminar na terceira posição, ajudando assim a marca alemã a garantir o título de construtores.

Ao vencerem o campeonato de condutores, Timo Bernhard e Brendon Hartley tornaram-se nos dois primeiros pilotos a conseguirem ser Campeões do Mundo no WEC pela segunda vez, enquanto Earl Bamber o conseguiu pela primeira vez, naquela que foi também a penúltima corrida da Porsche na categoria principal (LMP1).

Em LMP2 a decisão do campeonato vai mesmo para o Bahrain, depois de em Xangai a vitória ir para Bruno Senna, Julien Canal e Nicolas Prost, no Oreca 07 # 31 da Vaillante Rebellion, numa corrida que a tripla dominou do princípio ao fim, beneficiando também de um mau dia dos rivais do Oreca # 38 da Jackie Chan DC Racing, com dois percalços de Ho-Pin Tung a atrasarem bastante a equipa chinesa.

Senna, Canal e Prost impuseram-se com mais 35 segundos de vantagem sobre o Signatech Alpine # 36 de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e André Negrão, com o segundo Oreca da Vaillante Rebellion, o # 13 de Mathias Beche, Heinemeier-Hanson e Nelson Piquet Jr, a terminar no terceiro lugar.

A Ferrari já é campeã de construtores em GTE Pro, apesar da vitória em Xangai ter ido para Harry Tincknell e Andry Priaulx no Ford GT # 67, que conseguiram suster os ataques de Richard Lietz, segundo no Porsche 911 RSR # 91, que dividiu com Fred Makowiecki, depois de ambos beneficiaram do abandono do outro 911 RSR (o # 92), que dominou grande parte da corrida na categoria mas sucumbiu a problemas de motor ao fim de 65 voltas.

Para o cetro ir para a marca de Maranello bastou o terceiro lugar de Alessandro Pierguidi e de James Calado na corrida chinesa, ainda que a dupla do 488 GTE # 51 não tenha assegurado ainda o título de pilotos, que vai ser decidido mesmo na última prova da época.

Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda dominaram por completo a prova na categoria GTE Am, conseguindo liderar da ‘pole position’ com o Aston Martin Vantage # 98 , e tirando bom partido dos problemas que foram acontecendo com os adversários, nomeadamente o acidente que envolveu os Ferrari 488 GTE da Spirit of Race e da Clearwater e um dos Oreca LMP2 da Jackie Chan DC Racing.

Ao serem apenas terceiros, atrás do Porsche 911 RSR da Gulf Racing UK, os pilotos do Porsche # 77 da Dempsey Proton Racing, Matteo Cairolli, Marvin Dienst e Christian Ried permitem que Lamy e os seus companheiros de equipa vão para um Bahrain com uma vantagem confortável no campeonato.

Classificação final

1º Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota) 195 voltas
2º Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche) + 1 volta
3º Jani/Lotterer/Tandy (Porsche) + 1 volta
4º Conway/Kobayashi/Lopez (Toyota) + 7 voltas
5º Canal/Prost/Senna (Oreca) + 12 voltas
6º Lapierre/Menezes/Negrão (Alpine) + 12 voltas
7º Beche/Heinemeier-Hanson/Piquet Jr (Oreca) + 13 voltas
8º Tung/Jarvis/Laurent (Oreca) + 13 voltas
9º Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca) + 13 voltas
10º Perrodo/Vaxiviere/Collard (Oreca) + 13 voltas

 

Em destaque

Subir