Motores

Toyota domina 6 Horas de Fuji

A Toyota alcançou um previsível triunfo nas 6 Horas de Fuji, totalizando por vitórias todas as provas do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) de 2018/2019 disputadas até ao momento.

A única novidade da prova nipónica é que a marca japonesa, a correr em casa, não o fez com o TS050 Hybrid # 8 como sucedera nas provas anteriores, mas sim com o # 7, confiado a Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez.

O carro de Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima até largou da ‘pole position’, mas pouco antes do meio da corrida Conway colocou o Toyota # 7 na frente da prova, conseguindo depois afastar-se de Buemi. Na fase final Nakajima ainda tentou uma reaproximação, mas Kobayashi não esteve pelos ajustes e aguentou uma confortável vitória.

Não obstante ter largado da pela primeira vez da primeira linha da grelha, a Rebellion teve que contentar-se mais uma vez com o último lugar do pódio, graças ao terceiro lugar de André Lotterer, Neel Jani e Bruno Senna com o RB13 # 1 com tinham arrancado em segundo. Ainda assim a tripla da equipa suíça terminou a quatro voltas dos vencedores.

Já em LMP2 a Jackie Chan DC Racing regressou às vitórias, através do Oreca 07 Gibson de Jazeman Jaafar, Nabil Jeffri e Weiron Tan.

No entanto foi em GTLM que houve surpresa (ou não) com o segundo lugar de António Félix da Costa, Tom Blomqvist e a BMW, a quem o BoP (Balanço fe Performance) parece ter favorecido os M8 GTE.

A chuva permitiu a passagem do Porsche de Kevin Estre e Michael Christensen para o comando na quarta hora de corrida, que não mais viria a perder, sendo que atrás do BMW # 82 terminou o Ford GT de Andy Priaulx e Harry Tincknell, que assim subiram ao último lugar do pódio.

Pedro Lamy não foi tão feliz quanto o seu compatriota, e no Aston Martin # 98 – que mais uma vez partilhou com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda – foi apenas quarto classificado, numa corrida ganha pelo Porsche 911 GT3-R # 88 da Pron Racing, tripulado por Jorg Bergmeister, Patrick Lindsey e Edigi Perfetti.

O Campeonato do Mundo de Resistência prossegue a 17 e 18 de novembro com a realização das 6 Horas de Xangai, na China.

Classificação

1º Conway/Kobayashi/Lopez (Toyoya) 230 voltas

2º Buemi/Nakajima/Alonso (Toyota) + 11,440s

3º Jani/Lotterer/Senna (Rebellion) + 4 voltas

4º Aleshin/Petrov/Button (BR1) + 11 voltas

5º Webb/Dillman/Rossiter (ByKolles) + 11 voltas

6º Jaafar/Tan/Jeffri (Oreca) + 13 voltas

7º Tung/Aubry/Richelmi (Oreca) + 13 voltas

8º Lapierre/Negrão/Thiriet (Alpine) + 13 voltas

9º Perrodo/Vaxiviére/Vergne (Oreca) + 14 voltas

10º Creed/Ricci/Ihara (Ligier) + 19 voltas

Em destaque

Subir