Motores

Toyota confirma domínio em Le Mans

Confirmando aquilo que se passara no dia de testes, o Toyota TS050 Hybrid # 8 foi o carro mais rápido na primeira sessão de qualificação para a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans. Kazuki Nakajima foi o autor da ‘pole position’ provisória, ao efetuar uma volta em 3m17,270s.

As duas horas que podem ditar a grelha de partida para a corrida de domingo mais não fizeram do que confirmar aquilo que os treinos livres da tarde em La Sarthe já tinham mostrado; que os LMP1 da Toyota estão uns ‘furos’ bem acima da concorrência.

Kamui Kobayashi conseguiu primeiro um ‘tempo-canhão’ de 3m17,337s no Toyota # 7, nos primeiros dez minutos da sessão, superando o melhor dos LMP1 não híbridos por dois segundos com Stéphane Sarrazin a rodar em 3m19,483s no BR1 Gibson # 11 da SMP Racing, enquanto Bruno Senna obtinha a quarta marca (3m19,662s) no Rebellion RB13 Gibson # 1, ao mesmo tempo que Ben Henley ficou na chicane Dunlop com problemas com uma roda do BR1 Gibson # 10 da DragonSpeed depois de ter rubricado o sexto tempo.

Já em LMP2 Paul-Loup Chatin foi o mais rápido no Oreca da IDEC Sport, com uma volta em 3m24,956s, superando o carro idêntico da TDS Racing tripulado por Loic Duval, sendo que os protótipos da marca de Hugues de Chaunac preencheram os cinco primeiros lugares da categoria, com Filipe Albuquerque a ficar com o sexto tempo, no Ligier JSP217 Gibson # 22 da United Autosports.

Nos GTE a Porsche dominou ambas as categorias. Nos PRO Gianmaria Bruni obteve a ‘pole’ provisória, com uma volta em 3m47,504s, antes de sair para a gravilha da escapatória da chicane Dunlop no 911 RSR # 91 com as cores da Rothmans. Superou o 911 RSR # 92 por um segundo e meio. O italiano foi também 3,3 segundos mais rápido que a ‘pole’ do ano passado, obtida por Darren Turner com a anterior geração do Aston Martin Vantage.

Bruni só fez duas voltas, mas foi o suficiente para bater Michael Christensen no Porsche rosa e Olivier Pla no Ford GT # 67 por mais de um segundo, ficando Dirk Muller com o quarto tempo no Ford GT # 68. O melhor dos Ferrari 488 foi o # 51 de James Calado. Já António Félix da Costa ficou apenas com o nono registo no BMW M8 # 82.

Em GTE AM a Porsche ‘mandou’ por intermédio dos 911 RSR da Dempsey-Proton, com Matteo Cairoli a ser o mais rápido com 3m50,278s, superando em 1,2 segundos a marca conseguida por Matt Campbell no outro carro da equipa. Pedro Lamy bem tentou a sua sorte com o Aston Martin # 98, mas quedou-se com o sétimo tempo, a mais de três segundos da melhor marca.

A grelha de partida será definida após as qualificações desta quinta-feira, com a segunda sessão a iniciar-se pelas 19h00 (18h00 em Portugal).

Em destaque

Subir