Motores

Toyota apresentou ‘arma’ para o ‘Mundial’ de Resistência

Tal como previsto, a Toyota escolheu Monza – palco dos testes de pré-temporada – para revelar o seu novo TS050 Hybrid com que vai enfrentar o ‘Mundial’ de Resistência deste ano. O construtor japonês mantém o monocoque e configuração de motor e transmissão da época anterior, mas adiciona-lhe componentes otimizados.

Animado por um motor o 2.4 litros V6 turbo a gasolina, este LMP1 da marca nipónico possui uma relação de compressão incrementada devido a um maior desenvolvimento do bloco dos cilindros e das câmaras de combustão.

Os dois sistemas de recuperação foram reduzidos em tamanho e peso, graças baterias de ion-lítio, que contribuem para uma potência combinada superior a 1000 cv.  O carro mantém-se na subclasse dos 8MJ, o máximo permitido pelos atuais regulamentos de LMP1, que foram ‘congelados’ até 2019. As alterações aerodinâmicas exigidas pela FIA devido a questões de segurança fizeram com que o TS050 Hybrid Sport visse o ‘nariz’ subir, com um defletor dianteiro 15 milímetros mais alto, bem como flancos mais curtos, de modo a reduzir a eficiência aerodinâmica.

A limitação da largura dos três ‘kits’ aerodinâmicos por época faz com que a Toyota estreie o seu ‘pacote’ de baixa carga aerodinâmica para Le Mans já na primeira prova do WEC, em Silverstone. O novo TS050 Hybrid já completou mais de 15.000 quilómetros repartidos por cinco testes, incluindo turbos de 30 horas antes do Prólogo do campeonato.

Depois de ter ficado a 10 minutos da vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2016, a Toyota volta a La Sarthe com três LMP1, na tentativa de se tornar no segundo construtor japonês a vencer a clássica de endurance, sendo que nesse esforço contratou o tricampeão do mundo do WTCC Jose Maria Lopez, que se juntará a Mike Conway e Kamui Kobayashi no carro # 7. No # 8 estarão Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima, enquanto que para o # 9 foram anunciados Yuji Kunimoto, Nicolas Lapierre e Stephane Sarrazin. Equipas que também estarão à partida das 6 Hora de Spa Francorchamps.

Em destaque

Subir