Tecnologia

Toshiba condenada a pagar multa de 87 milhões por combinar subida de preços

toshiba_1Alegada ‘jogada’ da fabricante japonesa durou cinco anos. Tribunal norte-americano condena agora a empresa, que alega estar inocente, confirmando ainda que vai recorrer da decisão do juiz.

A Toshiba, fabricante mundial de aparelhos eletrónicos, foi esta semana condenada por um tribunal norte-americano a pagar uma multa de 87 milhões de dólares, cerca de 69 milhões de euros, aos consumidores.

Tudo terá ocorrido entre 2001 e 2006. Durante estes cinco anos, juntamente com outras empresas, a marca japonesa terá combinado uma subida de preços, de modo a nivelar o mercado e com isso bater a concorrência.

Esta alegada ‘jogada’ por parte da Toshiba parece simples. Aumentando os preços do seus produtos, com outras empresas a fazerem o mesmo, a companhia japonesa continua a vender, pois não há solução para o consumidor. Entre as parceiras da Toshiba neste caso, que terá ocorrido no mercado dos televisores, estarão marcas como a Samsung, a Sharp ou a Hitachi.

A Toshiba recusa categoricamente as acusações e a pesada multa. Em comunicado, a empresa refere que vai ativar todos os meios ao seu alcance para fazer frente à decisão do tribunal norte-americano.

Segundo a lei da concorrência, o valor da multa pode triplicar. O montante será utilizado posteriormente para indemnizar consumidores e empresas concorrentes da Toshiba.

Em destaque

Subir