Motores

Tiago Monteiro o mais rápido em Marrocos

Tiago Monteiro não podia ter estado melhor na qualificação para a primeira prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, que este fim de semana se disputa no Circuito Moulay El Hassan em Marraquexe, Marrocos.

O piloto português da Honda, que já se revelara o mais rápido na segunda sessão, impôs-se com autoridade na derradeira fase da qualificação, com uma volta em 1m22,792s.

Tiago baixou a sua marca da Q2 em cerca de uma décima, mas, mais importante do que isso, bateu o seu mais direto adversário, Néstor Girolami em mais de duas décimas. O argentino foi a grande surpresa da qualificação, primeiro ao ser o único piloto da Volvo a chegar à Q3, e depois ao conseguir ser mais rápido que Norbert Michelisz, que no segundo Honda fora o segundo mais veloz da segunda qualificação e o mais rápido da primeira.

Mas o mais importante foi o facto de Tiago Monteiro garantir a primeira posição da grelha de partida para a corrida principal, a segunda de domingo, e garantir os pontos adicionais da ‘pole position’.

“Não há melhor maneira de começar a época. Não foi fácil, porque a pista estava um pouco suja. Não foi a minha melhor volta, mas nestas condições não podia ter feito muito melhor”, declarou Tiago Monteiro logo após a qualificação.

Esperava-se que Rob Huff pudesse lutar com os pilotos da Honda, mas o britânico apenas conseguiu ser o melhor dos pilotos dos Citroën C-Elysée na frente do ‘herói’ local Mehdi Bennani.

Resultado da qualificação

1º Tiago Monteiro (Honda Civic) 1m21,792s
2º Néstor Girolami (Volvo S60) 1m22,031s
3º Norbert Michelisz (Honda Civic) 1m22,097s
4º Robert Huff (Citroën C-Elysée) 1m22,309s
5º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée) 1m22,409s
6º Nicky Catsburg (Volvo S60)
7º Thed Björk (Volvo S60)
8º Tom Chilton (Citroën C-Elysée)
9º Ryo Michigami (Honda Civic)
10º Yann Ehrlacher (Lada Vesta)

Em destaque

Subir