Fórmula 1

Lewis Hamilton arranca da ‘pole position’ na China

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da China após uma qualificação muito disputada, conseguindo bater Sebastian Vettel na última tentativa para uma volta rápida, logo depois do alemão, vencedor da primeira corrida da época, rodar em 1m31,864s.

O britânico da Mercedes realizou 1m31,678s, batendo por 0,186s o alemão da Ferrari, numa grelha que ambos têm os seus companheiros de equipa logo atrás.

A Mercedes mostrou que pode bater a Ferrari, já que Valtteri Bottas logrou o terceiro tempo a somente uma milésima (!) de segundo de Sebastian Vettel, enquanto Kimi Raikkonen logrou o quarto registo mas já a 0,462s de Hamilton.

No fundo foi o confirmar da batalha entre as duas equipas, uma vez que ao longo das duas primeiras qualificações os homens da Ferrari tinham mostrado como podem ser rápidos na pista de Xangai, onde os rivais da Mercedes nunca andaram longe.

“Sabíamos que iria ser difícil, porque os Ferrari tinham sido rápidos no terceiro treino livre e na qualificação, por isso procurei ter um carro rápido em todos os setores, sobretudo nos dois últimos, que iriam ser decisivos, em nas curvas 13 e 14 procurei a melhor trajetória e sei que foi aí que fiz a diferença. Estou muito contente pelo trabalho que eu fiz e que a equipa fez, para sermos melhores aqui do que na Austrália”, afirmou Hamilton após a qualificação.

Daniel Ricciardo vai dividir a terceira fila da grelha de partida com Felipe Massa, depois de ter sido o único piloto da Red Bull a atingir a Q3, já que Max Verstappen se deixou surpreender pelo acidente sofrido por Antonio Giovinazzi no final da primeira sessão de qualificação, que não lhe permitiu realizar uma volta rápida, depois de passar muito tempo nas suas boxes.

Nico Hulkenberg foi também o único homem da Renault a passar à Q3, mas fê-lo com distinção ao rubricar o sétimo tempo, que lhe permite largar da quarta fila, que divide com Sergio Perez, no único Force India a atingir a derradeira qualificação.

Destaque também para o brilharete de Lance Stroll, que pela primeira vez a correr em Xangai logrou levar o segundo Williams à Q3 e vai partilhar a quinta linha da grelha de partida com Daniil Kvyat, no único Toro Rosso a chegar à última qualificação.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Merceces) 1m31,678s
2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m31,864s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m31,865s
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m32,140s
5º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m33,033s
6º Felipe Massa (Williams) 1m33,507s
7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m33,580s
8º Sergio Perez (Force India) 1m33,706s
9º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m33,719s
10º Lance Stroll (Williams) 1m34,220s

Em destaque

Subir