Motores

Tiago Monteiro parte de quarto em Motegi

TiagoMonteiroMotegi3

Tiago Monteiro vai largar da quarta posição para a segunda corrida do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) que se disputa este domingo no circuito japonês de Twing Ring Motegi.

O piloto português foi o único homem da Honda a chegar à terceira sessão de qualificação, dominada pelos Citroën C-Elysée, com o campeão do mundo José Maria Lopez a somar mais uma ‘pole position’.

Tiago não se mostrou tão rápido na Q2 quanto Robert Huff, mas depois conseguiu suplantar o seu companheiro de equipa para conseguir o tão desejado acesso à decisiva sessão, onde apenas logrou bater Tom Chilton, o mais lento dos homens que tripulam os C-Elysée.

Este desempenho fez com que o piloto português perdesse ainda mais pontos para o líder do campeonato, José Maria Lopez, que após a qualificação passou o seu pecúlio para 289 pontos, enquanto Yvan Muller, o segundo mais veloz, se aproximou novamente de Tiago Monteiro, ficando agora a dois pontos da segunda posição da tabela.

PechitoLopezMotegi1

Apesar de não terem evidenciado o mesmo andamento do piloto do Porto, Norbert Michelisz e Robert Huff colocaram os seus Honda na primeira fila da grelha de partida para a primeira corrida de domingo, já que realizaram os nono e décimo registos.

De referir que no MAC3 – a competição destinada às marcas onde alinham três carros de cada vez em pista – a Citroën ‘vingou-se’ da derrota sofrida na prova anterior em Termas de Rio Hondo (Argentina) e bateu a Honda na sua ‘casa’ somando os 10 pontos correspondentes. A marca japonesa foi claramente prejudicada por uma ligeira saída de pista de Norbert Michelisz numa das duas voltas que contavam para o tempo final.

Resultado da qualificação
1.º José Maria Lopez (Citroën) 1m55,602s
2.º Yvan Muller (Citroën) 1m56,409s
3.º Mehdi Bennani (Citroën) 1m56,535s
4.º Tiago Monteiro (Honda) 1m56,602s
5.º Tom Chilton (Citroën) 1m56,877s
6.º Nestor Girolami (Volvo) 1m56,916s
7.º Nicky Catsburg (Lada) 1m57,088s
8.º Thed Bjork (Volvo) 1m57,142s
9.º Rob Huff (Honda) 1m57,251s
10.º Norbert Michelisz (Honda) 1m57,465s

Em destaque

Subir