Motores

Tiago Monteiro com o objetivo de “recuperar o comando do campeonato”

Tiago Monteiro vai para Vila Real com o objetivo claro de recuperar a liderança do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). No ano passado o piloto português da Honda deu-se bem com o traçado transmontano e conseguiu um triunfo apoteótico. Desta vez espera repetir o feito.
Do lado de Tiago, para além do Honda Civic se dar bem em pistas citadinas, está o facto do carro japonês se apresentar 30 kg mais leve do que em Nurburgring,

Na pista alemã o piloto do Porto perdeu a liderança do WTCC para Nicky Catsburg, mas o holandês da Volvo só está dois pontos à frente, com o S60 a surgir com o máximo de lastro possível, por isso mais pesado.

Por isso em Vila Real o objetivo de Tiago Monteiro “é claramente recuperar o comando do campeonato”, ainda que o piloto português não valorize muito os lastros de peso aplicados ao seu carro e ao do seu principal rival.

“Termos menos 20 kg ajuda, mas não são os 80 kg que vão impedir os nossos adversários de serem competitivos. A Volvo progrediu bastante, eles trabalharam muito, e penso que estão logo a seguir aos Citroën, que continuo a considerar como os melhores carros deste campeonato. Por isso não vai ser fácil, embora agora estejamos muito próximos, o que é bom para o campeonato”, considera Tiago.

Estando os Honda tão à vontade Norbert Michelisz torna-se também um forte adversário do piloto português. Ou será Ou será que a Honda vai dar ordens de equipa? Tiago Monteiro acha que não: “A Honda não tem isso como filosofia, embora me desse muito jeito que em determinada situação o Norby me ajudasse, porque estou a discutir a liderança do campeonato. Por isso acho que não vai acontecer”.

Quanto à competição de equipas MAC 3 – em que os três pilotos de cada marca se confrontam num duelo ao cronómetro -, o piloto do Porto diz que será pouco provável a Honda bater a Volvo, mesmo num traçado como Vila Real: “Tem muito a ver com os pilotos. O (Ryo) Michigami não conhece a pista e não tem a experiência suficiente, como acontece com os pilotos deles, muito rodados nisto. O Michigami está a evoluir – como mostrou nos testes que fizemos recentemente em Itália – mas ainda não está ao mesmo nível”.

Em destaque

Subir