Nas Notícias

Incêndio de Góis dominado, bombeiros atentos aos reacendimentos

O pesadelo terminou, por agora. O incêndio de Góis foi dominado ao início da manhã de hoje, pelas 07h41. O forte dispositivo de combate vai continuar no terreno, uma vez que “há fortes possibilidades de reacendimentos”, como lembrou o comandante operacional.

“Não podemos aliviar” as operações, argumentou Carlos Tavares, no relatório matinal com os jornalistas. “Há ainda muito trabalho pela frente”, até porque as temperaturas devem subir ao início da tarde.

Os riscos justificam a permanência no terreno do dispositivo que combateu o incêndio de Góis, ‘filho’ do trágico incêndio de Pedrógão Grande: são cerca de 1200 operacionais e 400 viaturas, incluindo sete máquinas de arrasto, essenciais para remover carga térmica nos pontos quentes (os mais propícios aos reacendimentos).

Ainda segundo Carlos Tavares, as pessoas que tiveram de deixar as aldeias ameaçadas pelas chamas vão poder regressar hoje a casa.

Ao longo dos seis dias de combate, foram evacuadas 27 aldeias, nos concelhos de Góis e de Pampilhosa da Serra. Cerca de 200 pessoas tiveram de fugir às chamas.

As primeiras estimativas, baseadas nos dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, apontam para que a área ardida ronde os 15.250 hectares, quase metade dos 29.700 hectares devastados pelo incêndio de Pedrógão Grande, de onde saiu a frente que deu origem ao incêndio de Góis.

Em destaque

Subir