Cultura

Thriller celebra 30 anos: Álbum de Michael Jackson na galeria dos imortais

michael jackson 1Thriller, de Michael Jackson, assinala hoje o 30.º aniversário. O álbum mais popular da história da música, lançado em 1982, catapultou o Rei da Pop para o topo, de onde Michael Jackson nunca mais saiu, mesmo após a sua morte, a 25 de junho de 2009.

Michael Jackson, o artista que inscreveu o seu nome no mais alto patamar da música, como cantor, compositor, bailarino e produtor, é hoje recordado, no dia em que se assinala o 30.º aniversário do lançamento de Thriller, álbum que em 1982 transportou o mundo para um cenário de medo e fantasia.

Michael Jackson começou a carreira, com 11 anos, como vocalista dos Jackson 5. Em 1971, dá início ao seu percurso a solo. A partir de então, Michael foi rebatizado, como ‘Rei do Pop’, graças ao tremendo sucesso de álbuns como ‘Off The Wall’ (1979), ‘Thriller’ (1982), ‘Bad’ (1987), ‘Dangerous’ (1991) e ‘HIStory’ (1995). Thriller chegou mesmo a ser o álbum mais popular da história da música.

Hoje, assinala-se precisamente o lançamento de Thriller, que cumpre 30 anos. Foi lançado a 30 de novembro de 1982 e serviu como mola de afirmação de um cantor e bailarino de estilo incomparável como Michael Jackson, quer nos jogos vocais, quer na dança.

Thriller e Michael Jackson foram inspiração para muitos artistas de por, rock, hip hop e R&B. O álbum que hoje comemora 30 anos tornou-se histórico e inesquecível. Tão inesquecível como Michael Jackson, cuja morte deixou o mundo da música mais pobre.

Jackson morreu numa altura em que se preparava para regressar aos palcos, quando preparava a nova digressão: ‘This Is It’.

Mas o destino travou os seus intentos e em 25 de junho de 2009 morre de intoxicação aguda do anestésico propofol, após uma paragem cardíaca. O Tribunal de Justiça de Los Angeles considerou sua morte homicídio. O médico de Michael Jackson, Conrad Murray, foi condenado por homicídio.

Foi um final triste do maior artista de todos os tempos, que conseguiu com Thriller o álbum mais vendido de todos os tempos. Michael Jackson arrecadou ainda 15 Grammys e colocou 41 canções no topo das tabelas, como cantor solo.

Outras centenas de distinções fizeram de Michael o artista mais premiado da história da música. Thriller apaga 30 velas.

Em destaque

Subir