Nas Notícias

IPSS ganham 25 salas de estudo graças à reciclagem de vidro

reciclagem2Projeto Reciclar é Dar e Receber contribuiu para a criação de mais de 55 locais de estudo para crianças de famílias carenciadas, em apenas dois anos. As instituições particulares de solidariedade social (IPSS) que irão receber as novas salas de estudo já foram selecionadas e as obras estão em curso.

A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai voltar, em 2012, a equipar e/ou melhorar 25 salas de estudo, no âmbito do projeto de responsabilidade social Reciclar é Dar e Receber, que está a decorrer até ao final do ano. O projeto vai assim chegar a cerca de 1.500 crianças de 14 distritos nacionais, de norte a sul do País e do arquipélago da Madeira.

A evolução das quantidades de vidro enviadas para reciclagem, até ao momento, permite prever que será possível equipar 25 salas de estudo em Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS) a partir do contributo de todos os portugueses para o aumento da taxa de reciclagem. Por cada tonelada de vidro colocada no ecoponto em 2012, a SPV está a entregar um euro para a criação destas salas.

“No atual contexto social e económico, as organizações têm uma missão acrescida. O insucesso escolar – um dos principais fatores de exclusão social – é indissociável da pobreza. Com este projeto quisemos contribuir para a educação dos mais jovens. Para esse efeito, apelámos à participação dos portugueses para que reciclem cada vez mais as embalagens usadas, dando o seu contributo ao ambiente e à comunidade”, refere Luís Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

Os trabalhos de montagem das primeiras salas resultantes da ação de 2012 estão em finalização. O projeto tem sido desenvolvido em parceria com a Entrajuda e com a SIC Esperança, a quem coube a seleção e o acompanhamento das instituições que serão alvo de intervenção.

Em dois anos, o projeto Reciclar é Dar e Receber já contribuiu para proporcionar mais de 55 novos locais de estudo às crianças que mais precisam.

No ano passado, o desejo de milhares de crianças de terem um sítio melhor para estudar tornou-se realidade com a criação de 30 salas de estudo em IPSS apoiadas pela Entrajuda, cujas obras já foram concluídas.

“Acreditamos que nos próximos anos a taxa de reciclagem irá continuar a aumentar dado que este gesto passou a fazer parte da rotina de grande parte dos portugueses. Não podemos e não vamos voltar para trás! O mais difícil foi alcançado, e hoje são cada vez mais os que separam os resíduos de embalagem em suas casas, graças ao empenho de todos os parceiros do Sistema Ponto Verde”, acrescenta Luís veiga Martins.

Em destaque

Subir