Nas Notícias

Terça-feira pode ter aguaceiros dispersos e trovoada com calor

As temperaturas vão baixar ligeiramente, nesta terça-feira, ainda que o calor se vá fazer sentir, até porque, como diz o povo, “estamos no tempo dele”, ainda que em algumas regiões de Portugal continental o dia possa ter “aguaceiros dispersos e trovoada”. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ainda alguns “aguaceiros” para os Açores e a Madeira pode esperar uma “pequena subida de temperatura”.

De acordo com as previsões dos especialistas do tempo, o dia será marcado por “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, em especial do centro e sul, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada”.

O IPMA antecipa ainda uma “pequena descida de temperatura no litoral norte e centro”, com o Porto a chegar aos 30 de máxima, enquanto que Lisboa não ultrapassará os 34 graus, tal como em Faro.

Nesta terça-feira, Santarém será a localidade mais quente, com o mercúrio a subir até aos 39 graus de temperatura máxima, com Castelo Branco e Évora a ‘tocarem’ os 38 graus.

O país continuará, deste modo, em alerta por causa do tempo quente, segundo indicação do IPMA.

De resto, a Proteção Civil colocou o país em alerta vermelho por causa do risco de incêndio face ao calor.

Açores e Madeira

Nos Açores o IPMA espera uma terça-feira com “períodos de céu muito nublado com abertas” e “aguaceiros fracos em especial a partir da tarde” e com Ponta Delgada a chegar aos 27 graus de máxima e 20 de temperatura mínima.

Na Pérola do Atlântico o IPMA antecipa uma “pequena subida de temperatura”, com os termómetros a rondarem os 27 graus de máxima e 21 de mínima no Funchal.

Na Madeira será ainda de esperar “céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e ilha de Porto Santo até ao início da manhã”.

Estado do mar

O IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com um metro e água a uma temperatura de 15/19 graus.

Na costa sul, a previsão é de ondas de sueste com um metro e uma temperatura da água do mar a rondar os 21/22 graus.

Em destaque

Subir