Tecnologia

A famosa BitTorrent tem agora um serviço para streaming de vídeo p2p

bittorrent live

Há mais um operador de televisão por internet: a BitTorrent. Mais famosa pelo programa de download P2P, a empresa lançou uma app para distribuir, numa primeira fase, 14 canais. Para já, é um exclusivo da Apple TV, mas o streaming estará em breve disponível para Android e iOS.

O princípio deste streaming de vídeo será o mesmo que suporta o ‘peer-to-peer’ (P2P) que, segundo as grandes produtoras e distribuidoras de conteúdos (como vídeo), não passa de pirataria…

Mas ao usar o mesmo sistema de distribuição dos torrents, no qual as partes já descarregadas ficam disponíveis para upload por outros utilizadores (ou seja, de fonte para fonte), este serviço de televisão promete reduzir o problema do ‘lag’, o arrastamento e atraso no streaming que ocorre em protocolos como o HLS (HTTP Live Streaming) quando há muitos internautas a acederem à mesma (e única) fonte.

O serviço de televisão por internet da BitTorrent vai começar com a distribuição de 14 canais, todos gratuitos e distribuídos por categorias (como desporto ou notícias, entre outras).

Porém, nesta primeira fase, o streaming só estará disponível em dispositivos com a Apple TV. A empresa já anunciou que, a partir de junho, pretende ter a plataforma acessível a outros sistemas, nomeadamente Android, iOS e OS X.

Em destaque

Subir