Nas Notícias

Teixeira dos Santos abre portas a Governo socialista, na audiência com Cavaco

O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, que foi hoje ouvido pelo Presidente da República, abriu portas a um Governo de esquerda. “O que é importante é que o Governo como seu orçamento e o seu programa mantenha claro que vai respeitar os compromissos com a Europa”, disse, à saída da audiência com Cavaco Silva.

O Presidente da República realizou nesta quinta-feira audiências com diversos economistas.

Teixeira dos Santos, ministro das Finanças do executivo de José Sócrates, foi recebido pelo chefe de Estado e deixou a sua posição bem vincada.

Em declarações aos jornalistas, o antigo governante considerou, de forma indireta, que a solução apresentada pela esquerda poderá governar.

“O que é importante é que o Governo como seu orçamento e o seu programa mantenha claro que vai respeitar os compromissos com a Europa”, afirmou.

Teixeira dos Santos defendeu ainda que o futuro executivo tem de apresentar “um conjunto de propostas que permita conquistar a confiança dos portugueses e de quem quer investir no nosso país”.

Esse executivo tem de colocar em prática “políticas que mostrem aos portugueses que as instituições funcionam, que os compromisso europeus são cumpridos e que mostre no exterior que respeitamos os acordos externos”.

“Um Governo que seja capaz de responder a todas estas questões merecerá, com certeza, a aceitação, na medida em que dará um quadro de referência para que as expectativas dos agentes económicos sejam estabilizadas”, disse ainda, sem tecer considerações sobre a eventual indigitação de António Costa.

Em destaque

Subir