Mundo

Tarefas domésticas: Mulheres usam o dobro do tempo dos homens

homem nas tarefas domesticasAs mulheres despendem em tarefas domésticas mais do dobro do tempo dos homens. Um inquérito internacional, citado por cá pelo Público, revelou que elas precisam de 21 horas por semana para a lida da casa, enquanto eles se ficam por uma média de oito horas.

O mesmo estudo realça que “os homens marcam presença de forma crescente” na cozinha, a divisão onde se regista um maior equilíbrio.

Porém, ao passar para o resto da casa, ainda se notam diferenças significativas. Ou, como resume o estudo, “a família constitui ainda um palco de desigualdades de género persistentes”.

Recuperemos as médias: a média de 21 horas nas tarefas domésticas significa que as mulheres deixaram de trabalhar cinco horas face ao anterior inquérito, em 2002; porém, os homens, com a média de oito horas por semana, só passaram a trabalhar mais uma hora face aos resultados anteriores.

No caso de Portugal, o inquérito do International Social Survey Programme, feito no ano passado, recolheu as respostas de uma amostra representativa com mais de 18 anos sobre o trabalho, a família e os papéis de género

A confeção de refeições é a tarefa com uma partilha mais equilibrada, sendo dividida por cerca de um em cada quatro casais jovens (em que ambos têm menos de 29 anos de idade).

A lida da roupa é, ao inverso, uma tarefa quase exclusiva das mulheres: em 92 por cento dos casais são elas quem trata disso.

Onde existe um equilíbrio relativo é na forma de encarar a questão: quando questionados se as tarefas domésticas devem ser divididas de forma igualitária, o ‘sim’ foi a resposta escolhida por 74 por cento dos homens e 81,4 por cento das mulheres.

As desigualdades de género também são visíveis no plano laboral. É que, se elas gastam mais tempo nas tarefas domésticas, eles passam mais três horas por semana (39 contra 36) no trabalho.

A recompensa está no salário, pois a média para as mulheres é de 958 euros e os homens recebem 1093 euros.

Em destaque

Subir