Economia

Taxa sobre depósitos bancários: Governador do BdP insiste que medida não se aplica a Portugal

carlos costaCarlos Costa, governador do Banco de Portugal, voltou a afastar a hipótese de ser aplicada em Portugal uma taxa taxa sobre os depósitos bancários acima de 100 mil euros, à semelhança do que ocorre no Chipre.

A taxa sobre os depósitos continua a ser um fantasma sobre o sistema bancário português. Ontem, o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, teve de voltar a frisar que a medida não será aplicada por cá, apesar de estar a ser imposta ao Chipre, no âmbito do plano de resgate.

“Soluções do género das que foram seguidas num país que agora não vou nomear não são transponíveis para o nosso país e o senhor ministro das Finanças teve ocasião de o afirmar”, sublinhou Carlos Costa, na conferência “Economia Portuguesa – Competitividade e Crescimento”, organizada pela Confederação Empresarial de Portugal.

“A melhor garantia que podemos dar aos depositantes é a solidez financeira dos bancos”, argumentou o governador do BdP, no mesmo dia em que quase todos os bancos nacionais registaram perdas avultadas no primeiro trimestre de 2013.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir