Mundo

Tailândia: Operação suspensa por 10 horas após resgate de quatro crianças (com vídeo)

Narongsak Osatthanakor, governador de Chiang Rai, confirmou em conferência de imprensa que quatro das 12 crianças foram retiradas da gruta em segurança. A operação de resgate deverá continuar dentro de 10 horas.

Um elemento da equipa médica tinha avançado que seis das 12 crianças tinham sido retiradas da gruta mas, em conferência de imprensa, o governador Narongsak Osatthanakor confirmou apenas o resgate de quatro rapazes.

Mongkol Boonpiem, de 13 anos, é um dos meninos que foram resgatados, de acordo com o jornal Bangkok Post.

A primeira criança saiu às 17h40, hora local, menos seis em Portugal Continental, seguindo-se do colega, apenas 10 minutos depois.

De acordo com o governador, as duas outras crianças chegaram ao fim da caverna duas horas depois, tendo saído pelo próprio pé.

Depois de avaliados pela equipa médica no local, foram transportadas para o hospital Chiangrai Prachanukroh através de ambulâncias e helicóptero.

Uma das crianças inspira cuidados especiais.

“Está a ser mais bem-sucedido do que eu esperava. Todas as pessoas estão felizes”, declarou o governador, citado pelos ‘media’ internacionais.

Cinquenta mergulhadores estrangeiros e 40 mergulhadores tailandeses estão neste momento envolvidos na operação de resgate. Cada criança está a ser escoltada por dois mergulhadores.

Narongsak Osatthanakor adiantou que os intervenientes na operação necessitam de 10 horas para se prepararem para nova incursão na gruta.

A operação de retirada de 12 jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, e do seu treinador de futebol, de 25, teve início neste sábado.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=NA93S7U9AWMN

Em destaque

Subir