Mundo

Tailândia: Morte da cadela do rei enche capas dos jornais (e há um preso)

Khun TongdaengMorreu Khun Tongdaeng. A notícia encheu as capais dos jornais tailandeses, pois Tongdaeng era a cadela do Rei Bhumibol Adulyadej. O óbito do animal provocou uma onda de respeito num país onde um homem se encontra preso por ter criticado, no Facebook, a atenção dada à cadela real.

A nota oficial é clara: “Khun Tongdaeng morreu tranquilamente durante o sono no palácio Klai Kangwon às 23h10 de 26 de dezembro”.

O comunicado, emitido pela Faculdade de Veterinária da Universidade de Kasetsart, foi chamado às primeiras páginas dos jornais juntamente com imagens da cadela real.

Khun Tongdaeng, que estava a ser tratada na Faculdade de Veterinária, não era apenas um animal: era um verdadeiro símbolo do regime que governa a Tailândia desde o golpe de Estado de maio de 2014, quando uma junta militar tomou conta do poder.

“O rei já foi informado”, esclareceu o jornal Matichon.

Khun Tongdaeng, que não era vista em público há vários meses, foi vitimada pela falência de vários órgãos vitais, provocada por uma doença que lhe afetava os ossos e os músculos.

Apesar de ser uma cadela, Tongdaeng fazia parte da ‘família real’, que na Tailândia é protegida por uma das leis mais restritivas do mundo.

Uma ofensa ao Rei, que a propaganda de décadas transformou no semideus, à rainha, a um herdeiro ou a um regente podem dar origem a uma pena de prisão de até 15 anos.

E é na prisão que tem estado, desde o início do mês, um homem acusado do crime de lesa-majestade por, num comentário no Facebook, ter alegadamente insultado a cadela real.

Thanakorn Siripaiboo, de 27 anos, arrisca-se a ser condenado a uma pena máxima de 37 anos de prisão por vários comentários “sarcásticos” sobre Khun Tongdaeng.

Como se não bastasse, o homem terá ainda feito gosto a uma publicação, também no Facebook, sobre um alegado escândalo de corrupção envolvendo a construção de um parque que homenageia o Rei na cidade de Hua Hin.

Quanto a Khun Tongdaeng, a cadela real, era ainda a protagonista de um filme de animação que estreou no início deste mês, por ocasião do aniversário do Rei.

Em destaque

Subir