Tecnologia

Taiconautas da China acoplaram com sucesso ao módulo espacial Tiangong 1

programa_espacial_chinesA quarta missão tripulada da China ao espaço cumpriu com sucesso o primeiro objetivo: acoplar manualmente ao módulo Tiangong 1. Entre os taiconautas segue a primeira mulher enviada pela China ao exterior da Terra, Liu Yang.

Os quatro taiconautas chineses que seguem na nave Shenzhou 9 realizaram, durante a madrugada de ontem, uma acoplagem manual ao módulo espacial Tiangong 1. À quarta missão tripulada, a China obtém sucesso na acoplagem manual, com a mesma equipa que, há uma semana, já tinha acoplado ao módulo, mas controlada a partir do centro de controlo, na Terra. Desta forma, o programa espacial chinês demonstra ter taiconautas capazes de resolver problemas a bordo, no caso de falharem os controlos automáticos.

“Esta primeira acoplagem manual foi perfeita”, resumiu Zhang Liyan, uma das principais dirigentes do programa espacial da China com voos tripulados. A acoplagem manual foi mais bem sucedida do que a automática porque “desta vez as duas estruturas estavam mais bem alinhadas”.

É um passo importante para a China, que tem a ambição de construir uma estação orbital até 2020. Para este sucesso também contribuiu a primeira mulher enviada numa missão tripulada chinesa, Liu Yang.

Em destaque

Subir